Diocese de São João da Boa Vista  - Caconde - SP

 

Vigário Paroquial

                              

Padre Ricardo Antonio Ramos

 

Natural de Caconde-SP, nasceu a 23 de agosto de 1983, filho de Maria Joana D’Arc Ramos e Sérgio Palásio Ricardo. Cursou o pré-escolar na EMEI “Monteiro Lobato”. Concluiu os ensinos fundamental e médio em 2003, na Escola Estadual Professor “Fernando Magalhães”. Foi membro da Guarda Mirim de Caconde, de 1995 a 2001, onde, dentre os vários lugares que trabalhou como estagiário, permaneceu por anos no Centro de Saúde “Dr. Sebastião Ribeiro do Vale”.

Na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição de Caconde, foi coroinha por vários anos e tendo ingressado no Movimento de Renovação Carismática, foi membro da coordenação, responsável pelo Ministério de Pregação. Ingressou no Seminário Propedêutico Diocesano “Casa de Formação São Paulo” em 2004. Concluído o Propedêutico foi admitido ao Seminário Diocesano de Filosofia “Coração de Maria”, em São João da Boa Vista, onde concluiu, em 2007, o Bacharelado em Filosofia com o trabalho de conclusão de curso: “Essência e Existência: A questão ontológica em Tomás de Aquino e Martin Heidegger”.

 Recebeu a Admissão às Ordens Sacras e ao Seminário Diocesano de Teologia São João Maria Vianney, na cidade de Mogi Guaçu-SP, pelo Bispo Dom David Dias Pimentel, em 30 de março de 2008, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, na mesma cidade. Em agosto de 2008, foi enviado pela Equipe Diocesana de Formação à Roma, para cursar o Mestrado em Filosofia, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, tendo-se especializado com ênfase em Filosofia da Ciência e do Conhecimento, concluindo em junho de 2010, com a tese: "O primado ôntico-ontológico do Dasein em Ser e Tempo".

Possui pós-graduação em Bioética (2008-2010), pelo Ateneu Pontifício Regina Apostolorum e um Curso em Práxis Canônica Administrativa (2008-2010), pela Congregação para o Clero em Roma, cujo trabalho conclusivo intitulou-se "A Práxis Canônica referente à administração e cuidado pastoral dos Santuários".

De volta ao Brasil em 2010, retomou o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, concluindo o Bacharelado em Teologia em 2014, com o trabalho “O ponto de partida da reflexão teológica latino-americana e caribenha: Uma análise da diferença ontológica entre pobres e fé cristã”. 

Foi secretário e vice-presidente do Diretório Acadêmico João XXIII, da Faculdade de Teologia da PUC Campinas. No ano de 2011, realizou trabalhos pastorais na Paróquia de São Sebastião em Mococa-SP. Na Paróquia de Caconde, exerceu diversos trabalhos pastorais, tais como assistente junto ao Conselho da Renovação Carismática Católica, coordenação de equipes de coroinhas, trabalhos litúrgicos, artigos para jornais locais e programas de rádio.

         Foi ordenado Diácono e provisionado para a Paróquia de Caconde, em 27 de dezembro de 2013, e ordenado Presbítero em 01 de maio de 2014, na Catedral Diocesana de São João da Boa Vista, por Dom David Dias Pimentel, e provisionado como Vigário Paroquial para a mesma Paróquia de Caconde.

 

 Atividades recentes

- Conjuntamente com José Armando Bazilli é criador do site memorialcacondense.com.brque procura divulgar através de fotos, documentos, jornais antigos, livros e arquivos, a história da cidade e paróquia de Caconde (2013)

- Trabalha ainda na pesquisa para a publicação da biografia do pintor brasileiro, Professor Edmundo Migliaccio, e junto com o Dr. Rui Remédio é criador do site edmundomigliaccio.com.brque divulga a vida e a obra do pintor (2012).

- Apresentador do programa “Fé e vida” na Rádio Cultura de Caconde, FM 101,9, (desde 2013).

- Colaborador na edição e revisão dos textos para a Campanha da Fraternidade, junto ao secretariado executivo da CNBB (2013-2015)

- Assessoria na divulgação e preparação da Campanha da Fraternidade na Diocese de Foz do Iguaçu-SP, (2014).

- Professor de Fenomenologia Religiosa e Filosofia da Religião no Instituto Diocesano de Filosofia Coração de Maria, em São João da Boa Vista-SP (2014).

 - Professor de História da Filosofia Moderna, no Instituto Teológico Filosófico Santa Clara e São Francisco de Assis, em Mococa-SP (2015)

- Assessor Espiritual do Movimento Jovem UAI (Unidos pelo Amor Incondicional), junto à Comunidade Católica Deus Proverá, em São José do Rio Pardo-SP.

- Responsável Forâneo do Setor Juventude na Forania de São José, na Diocese de São João da Boa Vista-SP (2014)

- Assessoria no Congresso Estadual de Jovens do MUR na Arquidiocese de Santa Maria-RS e junto às lideranças pastorais do Santuário Estadual Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, na mesma cidade (2015).

 

Voltar