Diocese de São João da Boa Vista     Caconde - SP

 

 

ATA DA MISSA DO VÍNCULO DE AFINIDADE ESPIRITUAL

 

Ata da Celebração Eucarística da proclamação da instituição de um “VÍNCULO DE AFINIDADE ESPIRITUAL” do SANTUÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO EM CACONDE, com o Principal Templo Mariano no Mundo, a Patriarcal e Sacrossanta BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR EM ROMA.

 

         Aos oito dias do mês de dezembro, do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e seis, às dezenove horas, o povo de Deus da Paróquia Santuário Imaculada Conceição e de outras Paróquias presentes se reuniu diante do Santuário, situado na Praça Ranieri Mazzilli.

 

          

Os salmistas entoaram a antífona de entrada para a acolhida do Presidente da Celebração, nosso pároco reitor Pe. José Ivan Rocha Gandolfi e dos concelebrantes: Pe. Ricardo Augusto Dagustini Resende e Pe. José Donizetti de Carvalho, vigários paroquiais em nossa Paróquia.

 

Estavam também presentes, os seminaristas João Ricardo e Jamil, as religiosas da Congregação de Jesus, autoridades civis e militares e grande número de fiéis.

 

Após a antífona de entrada, o presidente fez a saudação inicial dirigindo aos fiéis calorosas palavras de acolhida.

 

Em seqüência, a professora e catequista, Senhora Célia Mariana Franchi Fernandes da Silva fez a leitura em latim e a tradução do Decreto da Penitenciária Apostólica, que concede à nossa Paróquia o indulto de indulgências plenárias para os dias determinados pela mesma Penitenciária em virtude do Vinculo de Afinidade Espiritual de nossa Paróquia com a Sacrossanta Basílica Liberiana de Santa Maria Maior, em Roma. Em seguida, a Sra. Célia Mariana também proclamou o texto do Vínculo enviado pelo Eminentíssimo Cardeal Dom Bernard Law, Patriarca Arquipresbítero da Basílica de Santa Maria Maior.

 

Depois destas leituras o povo reunido, tomado de grande emoção aclamou com efusivas salvas de palmas e vivas à Santa Igreja de Deus e a Imaculada Conceição, nossa gloriosa Padroeira. Os sinos do Santuário soaram festivamente e houve também queimas de fogos de artifícios.

 

Diante da porta de entrada da Matriz, ainda fechada, o Presidente fez uma oração bíblica de súplica por todo o povo e pelo Templo e incensou a porta. Depois de aspergir o povo presente, abriu solenemente a porta, por onde adentrou todo o povo em procissão.

 

O Presidente trasladou solenemente a histórica Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, datada de 1775, ano da Fundação da Paróquia, até um trono recoberto de veludo próximo ao altar. Houve uma calorosa acolhida da Imagem com cantos, orações e aclamações, pelas quais, os fiéis manifestaram sua devoção à sua Padroeira Imaculada Conceição.

 

          Em seqüência teve lugar a liturgia da Festa da Imaculada Conceição, o Pe. Ricardo proclamou solenemente o Santo Evangelho e o Senhor Pároco durante sua homilia salientou as graças e benefícios que o Vínculo Espiritual reverterá à nossa Comunidade Paroquial. Também exortou os fiéis a rezarem pela unidade da Santa Igreja, pelo bem do Sumo Pontífice, o Papa Bento XVI, pela Basílica de Santa Maria Maior e o seu Patriarca, o Cardeal Bernard Law, e por todo o povo fiel.

         Na ORAÇÃO EUCARÍSTICA, foi mencionado no momento dos fiéis defuntos os nomes de:

         + Pe. Pedro Jarussi

         + Madre Franscisca

         + Madre Calazansa

         + Irmã Laura Vieira

         + Sacristão Manoel dos Santos

pessoas que ajudaram na evangelização de nossa Paróquia com sua própria vida.

         Após a comunhão dos fiéis e a oração depois da comunhão, o Presidente fez a solene consagração à Padroeira, a Imaculada Conceição, de toda a Comunidade Paroquial e Cidade de Caconde, nesta passagem do seu aniversário de emancipação política.

 

Logo após, seguiu-se a leitura desta. E por fim, o Presidente abençoou os fiéis.

 

A Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi exposta à veneração dos fiéis. Toda a Celebração foi transmitida pela Rádio Cultura de Caconde.

 

Eu, Rita Mara de Almeida Basilli, secretária ad hoc, a redigi.

 

Junto ao presbitério em uma mesa preparada para esta ocasião, AD MAIOREM DEI GLORIAM foi esta ata assinada pelos presentes.

                  

                  

 Caconde, oito de dezembro de dois mil e seis,

Festa da Imaculada Conceição.

 

+ Pe. José Ivan Rocha Gandolfi – pároco-reitor

Pe. Ricardo Augusto Dagustini Rezende

Pe. José Donizetti de Carvalho

J.Ricardo Antonio Ramos

Jamil Antônio da Costa

Ir. Stela Mathias - C.J.

Rita Mara Basilli – secr. ad hoc

 

voltar