Diocese de São João da Boa Vista  - Caconde - SP

 

O projeto do Memorial da Paróquia e Cidade de Caconde

     A história de Caconde é também a história da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição. Uma e outra, surgiram ao mesmo tempo ao redor da evangelização, da busca de ouro, do sonho de riqueza, do desbravamento do Estado de São Paulo e da garantia e posse de suas divisas.

 

      A união entre a Igreja e o Estado no período colonial e depois imperial proporcionou que as antigas cidades do Brasil, nascessem sob a invocação da fé e conseqüentemente que os seus nomes (como no caso de Caconde, na sua fundação) recebessem nomes de santos de devoção dos habitantes. Por isso, Caconde como uma das mais antigas cidades da Zona Oeste do Estado de São Paulo,  recebeu o nome de "Freguezia de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso das Cabeceiras do Rio Pardo". Assim, a história da cidade e da Paróquia, que é a quadragésima terceira da antiga Diocese de São Paulo, passaram a ser simultâneas.

     

     É portanto, também nosso, o dever de resgatar e preservar a história local. A respeito disso, já disseram o primeiro historiador de Caconde, o Comendador Umbelino, e mais tarde o historiador Adriano Campanhole, "que um povo sem memória é um povo fadado a perder a própria alma".

 

     Empreendemos então, um trabalho árduo de pesquisas em nossos Arquivos Paroquiais e assim, tentamos recuperar desde fotos (muitas delas oferecidas gentilmente por nossos paroquianos); jornais antigos, preciosos para a história desta cidade; documentos e enfim quaisquer dados úteis que pudessem recompor as lacunas e completar o nosso itinerário no tempo. Estamos trabalhando ainda firmemente neste propósito com a benévola esperança de resultados positivos.

 

     Fez-se então mister, apresentar os resultados desse trabalho, e à medida que nos é possível, dispô-lo para que o nosso povo conheça e se reconheça nas suas raízes e sobretudo, que os nossos jovens os tenham como referencial de pesquisas e fonte de estudos. Enfim, sejam também, de grande utilidade aos futuros historiadores.

 

Organização Sem. Ricardo Ramos

 

 

 

 

Voltar